O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) deflagrou, nesta quarta-feira (23), a operação “Fraus Omnia” contra um grupo suspeito de fraudes relacionadas à habilitação de condutores e à circulação de veículos. Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Barreiras e São Desidério, no oeste do estado.
De acordo com o MP-BA, os investigados atuavam de forma estruturada no âmbito da 10ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Barreiras, em um esquema que envolvia desde a adulteração de resultados de provas até a emissão fraudulenta de documentos. As investigações indicam a prática de crimes como corrupção passiva majorada, falsidade ideológica, associação criminosa e continuidade delitiva.
Durante a operação, foram apreendidos R$ 282.950 em espécie, cheques que somam R$ 14.220, um celular, um caderno com anotações diversas, um carimbo e dois extratos bancários.
A ação foi conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com apoio da 1ª Promotoria de Justiça de Barreiras e do Comando de Policiamento de Missões Especiais da Polícia Militar, por meio da Cipe Cerrado.
Em nota, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) informou que está levantando e analisando as informações coletadas na operação. O órgão também afirmou que irá adotar as providências administrativas cabíveis, incluindo o afastamento preventivo de servidores e colaboradores suspeitos de envolvimento.