A Secretaria de Ordem Pública (Seop) realizou na madrugada desta sexta-feira,3, na praia de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, a Operação Tatuí. A ação tinha como objetivo localizar materiais e produtos que estivessem enterrados ou escondidos na areia. A iniciativa faz parte das medidas de segurança estabelecidas para o show de Madonna, que acontecerá neste sábado, 4. As informações são da TV Globo.
Até o momento, os agentes encontraram 3 facas, 1 frigideira, panelas, 32 garrafas d’água e 70 cocos. Além disso, foram retiradas 4 toneladas de resíduos. Ainda nesta sexta-feira, o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel da PM será transportado para a Praça do Lido, próxima ao Copacabana Palace.
Além da operação, a apresentação da cantora contará com um esquema especial de segurança, envolvendo 3,2 mil policiais responsáveis pelo patrulhamento em Copacabana durante o show. Também serão utilizadas 64 viaturas e 65 torres de observação.
Os agentes contarão com o apoio de drones e câmeras de reconhecimento facial. As imagens das câmeras de monitoramento da Prefeitura e da Polícia Militar também serão transmitidas em tempo real para o centro de controle móvel, juntamente com as imagens captadas pelos drones da PM.
Veja outras medidas:
- Software: um software que acessa o banco de dados de procurados e foragidos da Justiça será utilizado para comparar os arquivos com as imagens recebidas pelo centro de comando móvel. Quando alguém é identificado, o sistema emite um alerta e equipes são imediatamente despachadas para o local.
- Barreiras e revistas: todas as ruas que cruzam a Avenida Atlântica farão parte de um cinturão de proteção, com barreiras e revistas. Dezoito dessas ruas serão completamente bloqueadas com grades a partir das 11h da manhã de sábado, impossibilitando o acesso à praia por elas.
Fonte: Portal Terra