Operação policial apreende mais de 800 quilos de explosivos na Chapada Diamantina

Foram apreendidos mais de 800 quilos de explosivos na Chapada Diamantina — Foto: Ascom-PC/Natália Verena

Após meia tonelada de explosivos ter sido encontrada em Novo Horizonte, na Chapada Diamantina, uma nova operação policial resultou na apreensão de mais de 800 quilos de explosivos, na mesma localidade. A ação ocorreu na segunda-feira (29) e foi deflagrada pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco).

Segundo a Polícia Civil, a investigação tem como objetivo rastrear e neutralizar a rota de explosivos utilizados para ataques a instituições financeiras e contou com apoio da 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Seabra), além da participação de militares do Exército Brasileiro e da Coordenação de Operações Especiais (Coe).

“Desta vez conseguimos tirar de circulação mais de 800 quilos de cordel detonante. Vamos rastrear para qual destino esse material seria levado. Se fosse para explosão de instituições financeiras, certamente evitamos com essa apreensão diversos ataques”, disse o delegado do Draco, Thiago Almeida.

Conforme ele, a quantidade a 1,3 tonelada de explosivos apreendida é suficiente para danificar dezenas de agências bancárias. O delegado detalhou que o material é lícito, numerado, e a polícia vai investigar para onde seria transportado.

Todo o material foi encaminhado para a sede da COE, onde após perícia e registro serão destruídos da forma adequada. Por ser altamente explosivo, até mesmo a armazenagem do material é delicada e requer uma operação especial. Extremamente sensível ao choque, ao calor e ao impacto, ele precisa ser mantido fora de espaços fechados. (G1)