A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) inicia neste fim de semana sua programação de apresentações no interior do estado em 2026. Os concertos fazem parte do projeto “OSBA na Estrada”, iniciativa que busca ampliar o acesso à música clássica e levar a produção cultural da orquestra para diferentes regiões da Bahia.
A primeira apresentação acontece na sexta-feira (20), às 18h, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Euclides da Cunha. A entrada será gratuita e o acesso do público dependerá da capacidade do espaço.
No sábado (21), a orquestra segue para Conceição do Coité, onde realiza novo concerto às 20h, no Cineteatro Santo Antônio. O acesso ao local será liberado a partir das 19h e também não haverá cobrança de ingressos, sendo respeitado o limite de lotação do teatro.
Nas duas cidades, o público poderá assistir ao concerto intitulado “Cecilianas”. O espetáculo integra uma proposta artística da OSBA que busca aproximar a música sinfônica da literatura.
O programa destaca a poesia de Cecília Meireles (1901–1964), considerada uma das grandes vozes da literatura brasileira, e também a obra do compositor barroco inglês Henry Purcell (1659–1695).
As apresentações terão regência do maestro Carlos Prazeres, atual diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica da Bahia. O concerto contará ainda com participação da soprano Raquel Paulin, reconhecida no cenário nacional da ópera.
Segundo Carlos Prazeres, a proposta do espetáculo é aproximar música e poesia em uma experiência sensível para o público. Para o maestro, a obra de Cecília Meireles possui forte musicalidade e dialoga com o caráter expressivo das composições de Purcell.





