Lula venceu “sobrenome Bolsonaro” e pressão internacional contra reeleição, diz Otto Alencar

Senador baiano criticou Flávio Bolsonaro por não reconhecer a vitória do petista e apontou influência de big techs e setores econômicos na disputa eleitoral

Foto: Marcos Oliveira/ Agência Senado

O senador Otto Alencar (PSD-BA) afirmou que a reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) representou uma vitória não apenas sobre o sobrenome Bolsonaro, mas também sobre uma estrutura de pressão que, segundo ele, atuou contra a continuidade do petista na Presidência da República. Em entrevista ao Bahia Notícias nesta segunda-feira (26), o parlamentar defendeu que Lula aproveite o novo mandato para buscar a pacificação do país.

Na avaliação de Otto, a disputa eleitoral foi marcada por interferências externas, incluindo medidas comerciais dos Estados Unidos, críticas ao Pix e apoio de grandes empresas de tecnologia ao senador Flávio Bolsonaro (PL), candidato derrotado na eleição presidencial “Nunca um governo americano influenciou tanto numa eleição”, declarou o senador, ao comentar o que considera a maior pressão estrangeira sobre uma eleição brasileira desde a redemocratização.

Otto também mencionou dificuldades que teria enfrentado para publicar críticas a Flávio Bolsonaro relacionadas à economia. Para ele, a atuação da Meta e de outras plataformas digitais merece atenção no debate sobre a influência das redes sociais no processo político-eleitoral.

Críticas à Faria Lima e ao discurso sobre o Nordeste

O senador também criticou setores da elite econômica associados à Faria Lima, região de São Paulo conhecida pela concentração de escritórios do mercado financeiro. Segundo Otto, esse grupo teria influenciado levantamentos eleitorais divulgados pelo Datafolha e pela Quaest.

O parlamentar afirmou que, na véspera do segundo turno, as projeções para o Nordeste indicavam percentuais inferiores aos que Lula teria alcançado na região, conforme sua avaliação.

Durante a entrevista, Otto ainda ironizou um vídeo publicado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) sobre o Nordeste. O senador argumentou que o parlamentar deveria conhecer melhor as dificuldades sociais de outras regiões do país “Ele não conhece o norte de Minas, com problemas seríssimos e um IDH menor que o da Bahia”, afirmou.

Otto chama Flávio Bolsonaro de “orgulhoso e vaidoso”

Ao comentar a derrota de Flávio Bolsonaro, Otto Alencar classificou o senador como “um sobrenome” e o descreveu como “orgulhoso e vaidoso”. O parlamentar também criticou o fato de Flávio não reconhecer a vitória de Lula “Lamentavelmente, Flávio demonstrou falta de caráter ao não reconhecer a vitória de Lula”, declarou Otto.

Na avaliação do senador baiano, o resultado eleitoral abre espaço para que o presidente busque reduzir a polarização política por meio do diálogo. Otto citou o discurso de Lula, no qual o presidente afirmou que pretende governar para todos os brasileiros, independentemente de terem votado nele.

O parlamentar avaliou que a postura pode contribuir para a construção de um projeto capaz de diminuir a divisão no país.

Senado deve ter semana de menor movimentação

Questionado sobre as atividades do Senado nos próximos dias, Otto evitou fazer previsões sobre a pauta legislativa. Ele relatou ter conversado brevemente com o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e disse que a expectativa era de uma semana com ritmo mais lento após a eleição.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, que aguarda votação no Senado, foi mencionada durante a conversa. Otto, porém, não antecipou quando a matéria poderá avançar.

📲 Compartilhe esta notícia. Siga @vozdabahia e @vozdabahiareserva para acompanhar as principais informações. 🌐 Acesse vozdabahia.com.br

google news
senac