O edifício do Palácio dos Esportes, no Centro Histórico de Salvador, foi vendido por R$ 9 milhões para dar lugar a um hotel. O leilão aconteceu na manhã desta terça-feira (8) e o vencedor, segundo a Secretaria de Turismo da Bahia, foi a empresa Praia do Castelo Empreendimentos Turísticos Ltda, ligada ao grupo Hiper Ideal. O imóvel foi arrematado pelo valor de avaliação.
Na praça, dois licitantes participaram, mas apenas a empresa vencedora ofertou lance. O projeto do equipamento ainda será apresentado no prazo de 90 dias, como determina o edital do leilão. O edital liberou o imóvel para abrigar projetos como hotéis, restaurantes, centro de convenções, espaços para atividades artísticas e culturais, dentre outras correlatas.
Segundo o governo da Bahia, “a alienação do prédio atingiu o objetivo de conceder melhor finalidade ao patrimônio público”. Situado ao lado da estátua de Castro Alves e do Hotel Fasano, o Palácio dos Esportes, antes pertencente ao estado, foi construído por volta de 1806 e foi palco de eventos voltados à sociedade baiana, como debates públicos, políticos e declamação de poesias. Entre os frequentadores, já estiveram Ruy Barbosa, J.J Seabra e Otávio Mangabeira.
Em 1923, um incêndio destruiu completamente as instalações. O prédio atual, construído na década de 1930, em estilo art déco, passou a abrigar a sede da Secretaria da Agricultura do Estado. Anos mais tarde, passou a abrigar federações esportivas e foi batizado pelo então governador ACM como Palácio dos Esportes. (Metro1)