Pandemia reduz aprendizado em toda a educação básica, aponta avaliação federal

O resultado representa um regresso ao patamar de 2013

O fechamento das escolas por causa da pandemia de coronavírus resultou em uma queda de aprendizado dos alunos de escolas públicas e privadas em todas as etapas da educação básica, mostram os resultados de avaliação federal realizada em todo país em 2021. Os dados foram divulgados nesta sexta (16).

Considerando as redes pública e privada, a maior perda ocorreu em matemática no 5º ano do ensino fundamental, cuja nota na avaliação passou de 227,88 em 2019 para 216,85 pontos em 2021. O resultado representa um regresso ao patamar de 2013.

Segundo os resultados, 38,9% dos estudantes chegaram a essa série sem conseguir, por exemplo, identificar figuras geométricas como um triângulo ou círculo. Em 2019, eram 30,3% alunos nesse patamar.

A queda interrompeu uma tendência de melhoria experimentada desde 2005, início da série histórica do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

Na rede pública, a queda foi de 12,36 pontos (passando de 222,41 para 210,05). Essa perda equivale ao aprendizado de um ano, segundo a escala da avaliação. (bahia.ba)

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