A Diocese de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, foi oficialmente elevada à condição de arquidiocese pelo papa Leão XIV.
A decisão foi publicada na manhã desta quinta-feira (22) no site oficial do Vaticano e marca a primeira criação de uma arquidiocese no mundo durante o atual pontificado. Com a mudança, a igreja-sede da cidade passa a ser denominada Catedral Metropolitana de São José.
O atual bispo diocesano, Dom Antônio Emídio Vilar, de 67 anos, foi nomeado o primeiro arcebispo da nova arquidiocese. Ele receberá o pálio, símbolo do arcebispo metropolitano, das mãos do papa em uma cerimônia marcada para o dia 29 de julho, na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Dom Vilar destacou que a elevação representa a conclusão de um processo iniciado em 2010. “É uma alegria ver que todo o processo, que foi encaminhado pelo papa Francisco, agora se concretiza pelo papa Leão XIV”, afirmou.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) celebrou a decisão em nota oficial. “Ao clero, à vida religiosa consagrada e a todo o povo de Deus renovamos nossa comunhão com a caminhada desta Igreja Particular, com votos de que a elevação da arquidiocese possa ser sinônimo de maiores frutos na ação evangelizadora”, declarou o presidente da entidade, Dom Jaime Spengler, em conjunto com outros arcebispos.