O senador baiano Otto Alencar (PSD) divulgou nesta quinta-feira (27) seu cartão de vacinação, comprovando que está protedigo com três doses contra a Covid-19. O ato do político foi para responder uma fake news de que não teria sido vacinado, mesmo pregando a favor do processo de imunização.
No cartão, dá para ver que Otto recebeu a primeira dose da vacina (CoronaVac) no dia 25 de março. A segunda em 23 de abril e a terceira dose (Pfizer) em 27 de setembro. Destaque na CPI da Covid, quando protagonizou embates com alguns dos ícones negacionistas, como a médica Nise Yamaguchi, Otto tem sido alvo de notícias falsas em núcleos bolsonaristas.
Em uma delas, foi veiculada a informação que Otto não era formado em medicina. Para desmentir, ele requereu um comprovante da UFBA, mostrando que se formou nos quadros da instituição em 1972, tendo exercido, em a função de professor no Departamento de Cirurgia Experimental e Especialidades Cirúrgicas da Faculdade de Medicina da Bahia e de professor-assistente da cadeira de ortopedia e traumatologia do próprio departamento. (Metro1)