Para que serve o chá de unha de gato? Veja razões para consumi-lo

O chá de unha-de-gato tem efeito antioxidante, anti-inflamatório, diurético e digestivo

Para fortalecer a imunidade e o sistema digestivo, uma boa dica é apostar no preparo de chás medicinais – feitos com ervas, frutas e especiarias (como canela e gengibre), por exemplo. O chá de unha-de-gato, em especial, se destaca por ter um alto teor de compostos antioxidantes e substâncias fitoterápicas que trazem uma série de benefícios para o organismo a longo prazo. Aqui, nós esclarecemos para que serve esse tipo de chá e como prepará-lo de forma simples.

Afinal, para que serve o chá de unha-de-gato?

Por conter uma série de vitaminas e compostos fitoterápicos em sua composição, o chá de unha-de-gato costuma ser utilizado para diversos fins medicinais. Confira as principais vantagens de consumir essa bebida no dia a dia:

Tem ação anti-inflamatória, antifúngica e antioxidante

O principal benefício do chá de unha-de-gato é fornecer um alto teor de flavonoides (agentes antioxidantes), substâncias anti-inflamatórias e antifúngicas. Por conta disso, ele é ótimo para tratar dor de garganta, gastrite, amigdalite, artrite e diferentes inflamações nas articulações.

Fortalece o sistema imunológico

Por conter flavonoides e substâncias anti-inflamatórias, o chá de unha-de-gato é ótimo para turbinar o sistema de defesa do corpo, prevenindo possíveis gripes, resfriados e inflamações no organismo.

Faz bem para a saúde da pele

Quando consumido regularmente e a longo prazo, o chá de unha-de-gato ajuda a combater a ação dos radicais livres – prevenindo, assim, o envelhecimento precoce e garantindo um aspecto mais saudável à pele de um modo geral.

Tem efeito digestivo e diurético

Você sabia que o chá de unha-de-gato também pode auxiliar no processo de digestão? Quando consumido após as refeições, ele ajuda bastante no funcionamento do aparato gastrointestinal, evita problemas como prisão de ventre e ainda apresenta efeito diurético – isto é, ajuda a eliminar as toxinas e a evitar o acúmulo de líquidos.

Como fazer chá de unha-de-gato?

Para fazer um chá de unha-de-gato rico terapêutico é possível usar cascas, raízes ou folhas secas da planta. Além disso, o ideal é consumir a bebida ainda quente, logo após o preparo, para usufruir de todas as propriedades medicinais presentes na planta.

Ingredientes

– 500 ml de água

– 1 colher de sopa de folhas secas de unha-de-gato

Coloque a água para ferver em uma panela. Quando começar a borbulhar, adicione as folhas de unha-de-gato, apague o fogo, tampe a panela e espere 10 minutos. Depois, passe a bebida no coador e prontinho! (Conquiste sua Vida)