Um tumulto foi registrado entre passageiros que embarcaram no ferry boat das 6h desta quarta-feira (22), no terminal de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica. Segundo a Internacional Travessia, responsável pelo sistema, a confusão ocorreu porque as pessoas queriam acessar a embarcação antes do horário.
Conforme a empresa, a primeira etapa que o passageiro passa quando chega em um dos terminais do transporte é a bilheteria. Após isso, ele é encaminhado para a sala de embarque. Só em seguida, quando os portões são abertos no tempo previsto, é que ele tem acesso a embarcação.
O tumulto, ainda de acordo com a Internacional Travessia, ocorreu justamente entre a sala de embarque e o acesso ao ferry. A empresa pontuou que as pessoas queriam que o portão fosse aberto antes do tempo previsto. E, por isso, começaram a gritar e também ficaram muito próximo um dos outros.
Vale lembrar que evitar aglomeração e manter os distanciamento de um metro entre as pessoas são algumas das medidas como forma de prevenção ao novo coronavírus. Até a manhã desta quarta-feira (22), a Bahia havia registrado mais de 1,5 mil casos confirmados da doença, com 48 mortes.
A situação só foi resolvida no ferry depois que funcionários do transporte foram até as pessoas e organizaram a aglomeração. Todos os passageiros que estavam à espera embarcaram no ferry das 6h. Por meio de nota, a Internacional Travessia pontuou que teve seguido as determinações para prevenir o coronavírus, a exemplo da instalação de suportes de álcool em gel e também o sistema de som informativo.
A confusão desta quarta ocorreu mais de um mês após a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) anunciar a redução no horário da travessia tanto do ferry boat quanto das lanchinhas.
Desde então, grandes filas são formadas e inclusive com aglomeração. Logo após a decisão da Agerba, um passageiro gravou o momento em que uma das embarcações estava lotada. Já neste mês, a aglomeração ocorreu na fila para comprar a passagem.
Apesar da situação, por volta das 9h45, a situação estava normalizada no local. A próxima saída ocorrerá as 12h. Até então, não há registro de espera nem de pedestres, nem dos motoristas. (G1)