Durante o lance que originou o gol do Bahia no jogo contra o Criciúma, um detalhe passou desapercebido pela Nação Tricolor. O passe magistral de Cauly para o lateral Santiago Arias, antes do cruzamento feito pelo colombiano para Thaciano.
Confira:
? O gol que abriu o placar na Fonte Nova. #BBMP https://t.co/lql7LViGEe pic.twitter.com/CwARGFrNyV
— Esporte Clube Bahia (@ecbahia) April 30, 2024
A jogada com o camisa 8 indicando o passe antes de executar viralizou nas redes sociais e chamou atenção do técnico Rogério Ceni. O comandante tricolor exaltou o futebol de Cauly e revelou que o sistema de jogo do Bahia foi feito para privilegiar o meia.
“Todas as ideias que estão em campo são minhas. Eu que crio o sistema de jogo a partir dos jogadores que tenho. O Everaldo não joga de ponta. Ele joga como segundo atacante voltando para marcar. Eu tento privilegiar o Cauly. Construí esse sistema de jogo para ele. Sempre espero uma grande jogada, então tento deixar ele mais centralizado”, inicia Ceni.
E completa: “São duas posições para os nossos atacantes que exigem muito sacrifício, muita entrega. Só quem tem muita alma e está disposto a deixar a vaidade de lado joga. Os dois homens de frente se sacrificam bastante pelo restante do time. O Everaldo cai pelo lado em alguns momentos, mas não é o objetivo ter ele aberto como ponta, e sim como segundo atacante. Cauly joga nessa função porque ele é diferente. Quando eu tiro ele, tenho que trazer novas ideias”, afirma.
Peça rara no elenco tricolor
Ainda segundo Ceni, a importância tática de Cauly é tão grande que não tem substituto para o camisa 8 no elenco tricolor, sendo necessário mudar o sistema de jogo quando o meia precisa ser substituído durante os jogos. No começo do ano, o Palmeiras tentou levar o jogador, mas viu Cauly renovar com o Esquadrão até 2028.
Números de Cauly em 2024:
- 22 jogos;
- 5 gols marcados (somente atrás de Thaciano);
- 4 assistências (somente atrás de Biel);
- 1.622 minutos em campo.
Fonte: Bnews