O reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles, foi eleito nesta sexta-feira (26) como o novo presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). É a primeira vez na história da instituição, fundada em 1989, que um reitor da UFBA assume o cargo.
Em uma disputa de chapa única, o Salles obteve 38 dos 42 votos das intituições representados, na reunião que formou também o novo corpo de diretores executivos e do Conselho Fiscal da Andifes, que é composta por 67 membros, incluindo 63 universidades federais.
Ele irá suceder o o reitor Reinaldo Centoducatte (Federal do Espírito Santo). A nova diretoria terá como 1º vice-presidente o reitor Edward Madureira Brasil (Federal de Goiás) e 2º vice-presidente o reitor Ricardo Marcelo Fonseca (Federal do Paraná), que terão como respectivos suplentes a reitora Margarida de Aquino Cunha (Federal do Acre) e o reitor Antonio Cláudio Lucas da Nóbrega (Federal Fluminense). A nova diretoria assume imediatamente e exercerá mandato de um ano.
Desde 2014 como reitor da UFBA, o baiano natural de Cachoeira, no Recôncavo, tem doutorado na área de filosofia. João Carlos Salles é ainda presidente da Sociedade Interamericana de Filosofia (SIF) e membro da Academia de Letras da Bahia e a Academia de Ciências da Bahia.