Pelo menos 57% dos brasileiros não seguem prescrição médica e se automedicam

0
73
-
Imagem: Divulgação

Pelo menos 57% brasileiros que usaram remédios nos últimos seis meses se automedicou mesmo tendo uma prescrição médica, alterando a dose do medicamento por conta própria. Foi o que constatou um levantamento do Instituto Datafolha. Os dados coletados indicaram ainda que 77% da população se automedica.

Entre os entrevistados, 57% revelaram que passaram por consulta médica, foram  diagnosticados, receberam uma receita, mas não usaram o medicamento conforme orientado, eles alteraram a dose prescrita. Essa conduta foi observada por maioria dos homens (60%) e jovens de 16 a 24 anos (69%). A redução da dose de pelo menos um dos remédios prescritos foi a alteração mais frequente (37%).

- Anúncio -

A pesquisa, encomendada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), foi base para uma campanha nacional de conscientização sobre o uso racional de medicamentos iniciada nesta segunda (29).

De acordo com a Folha, 2.074 pessoas de todas as regiões do o país, incluindo capitais, regiões metropolitanas e cidades do interior, de diferentes portes foram entrevistadas para o levantamento. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui