Sede das Olimpíadas, Tóquio pode ser impactada por uma quinta onda de casos de Covid-19. A três semanas da abertura dos Jogos, especialistas alertam para o aumento de casos após uma queda brusca entre abril e maio, quando o Japão entrou em estado de emergência.
“O vírus está crescendo em Tóquio. Há razões para acreditar que esse aumento se espalhará mais do que vimos na quarta onda. Para impedir que as variantes se espalhem ainda mais, é fundamental conter e reduzir o tráfego de pessoas”, disse Norio Ohmagari, conselheiro do Governo Metropolitano de Tóquio e diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças do Centro Nacional para Saúde e Medicina Global do Japão.
No momento, Tóquio tem uma média de 523 casos por dia, número que cresceu em relação a três semanas atrás, quando eram 380 contaminados em 24 horas. Em janeiro, quando houve a terceira onda no país asiático, eram mais de 1200 casos por dia.
Em junho, a participação do Comitê Organizador de Tóquio anunciou sua decisão de limitar o local a 10.000 espectadores ou 50% da capacidade. No entanto, também se trabalha com a possibilidade de não haver público.
O Brasil vai ser representado no Japão com mais de 300 atletas. Essa é a maior delegação da história do país em Olimpíadas. (BN)