Pesquisa aponta crescimento de 7,1% em comércio varejista na Bahia em setembro

Foto: Elói Corrêa / GOVBA

As vendas no comércio varejista baiano cresceram 7,1% em setembro de 2020 ante igual mês do ano passado. Já no acumulado do ano, a taxa foi negativa, com baixa de 6,2%. Em relação a agosto deste ano, o crescimento foi pequeno, de 0,8%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (11) e fazem parte da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE – realizada em âmbito nacional – e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento.

Segundo o levantamento, Por em setembro quatro dos oito segmentos que compõem o indicador do volume de vendas registraram comportamento positivo: Móveis e eletrodomésticos (51,3%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (17,9%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (8,1%) e Combustíveis e lubrificantes (5,7%). Ainda segundo a pesquisa, houve crescimento de 3,9% ante setembro de 2019 no comércio varejista ampliado, aquele que inclui o varejo e mais as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção.

No acumulado dos últimos 12 meses, a variação foi negativa em 5,9%. Da última relação, o segmento de veículos, motos, partes e peças registrou queda de 13,9% nas vendas em setembro de 2020, em relação à igual mês do ano anterior. (BN)