Um kit de diagnóstico rápido para detectar o novo coronavírus foi desenvolvido por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). De acordo com as instituições, o exame é rápido, preciso e tem baixo custo.
O teste fornece o diagnóstico em 45 minutos e custo estimado é de R$ 30. O valor é menor do que o do exame RT-PCR, que custa em média R$ 100.
“O gasto de operação para realizar o exame também é significativamente menor, considerando equipamentos e profissionais envolvidos”, afirma a Fiocruz em material de divulgação.
O novo kit pode ser feito por coleta via nariz ou saliva, com amostras coletadas em jejum. Em testes de validação, o exame apresentou precisão equivalente ao RT-PCR.
“Para amostras da orofaringe – coletadas com um tipo especial de cotonete, conhecido como swab, introduzido no nariz dos pacientes – o teste demonstrou 96% de sensibilidade e 98% de especificidade”, segundo a Fiocruz.
As próximas etapas do projeto contemplarão o escalonamento do produto para fabricação industrial e a submissão à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para autorizar o uso do kit. (A Tarde)