Pesquisadores dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, encontraram em um morcego um novo tipo de ebolavírus, e o denominaram Bombali. A descoberta foi publicada recentemente na revista científica Cell Press.
Nele, os cientistas informam que os morcegos são hospedeiros de diversas doenças que podem se transmitidas de animais para humanos, chamadas de doenças zoonóticas. Uma das principais teorias de surgimento da Covid-19 é que o coronavírus tenha sido transmitida de morcego para humanos. Outro exemplo de doença zoonótica conhecida é a gripe suína.
Segundo informações da pesquisa, existem seis espécies conhecidas de ebolavirus e a cerca de 40 anos, o patógeno circula pela África Oriental e Central.
- Anvisa proíbe produtos com berberina vendidos como “Ozempic natural”
- Em SAJ, secretária rebate influência política na regulação e afirma que critérios clínicos definem pacientes na Bahia: “Muitas vezes é por falta de profissional”
- ExpoSAJ 2026 abre segunda edição consolidada entre os grandes eventos da Bahia
No estudo foi verificado que como o Ebola, o vírus Bombali “infectou células humanas e macrófagos humanos primários” e foi capaz de “entrar eficientemente nas células” usando o mesmo mecanismo que seu primo viral. Embora ambas as doenças infectassem um número semelhante de macrófagos, os pesquisadores descobriram que elas alteravam o RNA das células de maneiras diferentes para alcançar a replicação.
E enquanto ambos induziram reações imunes das células do sangue, apenas o Ebola, e não o Bombali, provocou a implantação de uma resposta antiviral. (bahia.ba)





