A Petrobras anunciou, em nota, que as refinarias da companhia atingiram nível de utilização de 95% em maio. Este é o melhor Fator de Utilização Total (FUT) desde julho de 2015. “Na segunda quinzena do mês, o nível chegou a superar os 99%”, informou. O FUT considera o volume de carga de petróleo efetivamente processado e a capacidade operacional, respeitando os limites de projeto dos equipamentos, os requisitos de segurança, de meio ambiente e de qualidade dos derivados produzidos.
Segundo o diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França, as áreas de refino, logística e comercialização da companhia atuam para aumentar a capacidade de processamento, sem se descuidar da segurança.
“Também avançamos buscando a descarbonização dos nossos processos, gerando produtos com maior qualidade e mais sustentáveis”.Em 2023, a Petrobras investiu R$ 720 milhões na refinaria Presidente Bernardes. O recurso foi aplicando em sete unidades operacionais. A companhia aplicou ainda R$ 450 milhões na refinaria Alberto Pasqualini. (bahia.ba)