O outono já chegou trazendo chuva para a capital baiana e pode render uma precipitação acima da média desta vez. Em entrevista nesta quinta-feira (23), a meteorologista Cláudia Valéria explicou que o estado já vem tendo índices acima da média nos períodos chuvosos de cada região.
“A gente vem tendo no Nordeste chuvas acima da média. Isso vem ocorrendo no último período chuvoso, que a gente sabe que são diferentes no nosso estado […] A partir de agora a pressão maior acontece principalmente na faixa litorânea, focando Região Metropolitana, Litoral Norte, Recôncavo e Nordeste da Bahia. Esse é o cenário de chuvas mais frequentes e volumosas pelos próximos meses e com previsão de ficar dentro ou acima da média. Isso significa que o que normalmente chove nesse período pode ser superado”, disse.
No início da semana, a Codesal alertou para a previsão de chuva moderada até o final de semana, com possibilidade de deslizamentos de terra e alagamentos. A meteorologista explica que no início do período chuvoso as chuvas costumam ser intensas e em poucas horas.
“Foi o que aconteceu em Jacobina e Queimadas recentemente. Queimadas a gente teve uma ocorrência de 90mm em 2h, uma pancada de chuva. Isso é bem frequente, com temperaturas elevadas quando chega essa maior disponibilidade de umidade acaba provocando essas chuvas com maior intensidade, que normalmente vem acompanhado de rajada de vento e descargas elétricas”, explicou.
Para esta semana, que começou chuvosa no final de semana e deu uma trégua nesta quinta-feira, a previsão, segundo a meteorologista, é de trégua pelo menos até a noite de sexta-feira (24), quando o céu deve ficar mais nublados e chuvoso até o final de semana. (Metro1)