Pfizer e BioNTech iniciam fase clínica do estudo da vacina contra Ômicron

Desenvolvedores de uma das vacinas adotadas no Brasil, Pfizer e BioNTech iniciaram os estudos clínicos para um imunizante contra a variante Ômicron. A pesquis terá 1420 voluntários, com idades entre 18 e 55 anos, divididos em três grupos.

O primeiro envolve pessoas que receberam duas doses da vacina Pfizer/BioNTech entre 90 e 180 dias antes da inscrição e que receberão uma ou duas doses da vacina contra a ômicron. O segundo inclui pessoas que receberam três doses da vacina atual entre 90 e 180 dias antes do estudo e receberão outra dose da vacina original ou uma vacina específica contra a ômicron.

Já o último grupo inclui pessoas que nunca foram vacinadas contra a Covid-19 e que receberão três doses da vacina específica contra a ômicron.

A diretora de pesquisa de vacinas da Pfizer, Kathrin Jansen, afirmou que embora os dados atuais mostrem que os reforços da vacina original protegem contra formas graves de ômicron, o laboratório prefere atuar com cautela. O imunizante atual enfatiza casos graves, com riscos de hospitalização e morte, mas sua proteção cai mais rápido nas infecções mas leves, como as causadas pela Ômicron.

Fonte: Bahia.ba

google news