O Partido Liberal (PL) foi o maior beneficiário da liberação de emendas parlamentares em 2023, primeiro ano do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com levantamento do Metrópoles, o governo federal empenhou mais de R$ 2,7 bilhões em emendas individuais indicadas por parlamentares da sigla.
A supressa fica pelo Partido Liberal ser uma sigla da oposição à qual pertence o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e é presidida nacionalmente pelo ex-deputado Valdemar Costa Neto, condenado no escândalo do mensalão, mas que tem as maiores bancadas tanto na Câmara quanto no Senado. Nas Nas eleições de 2022, o partido elegeu 14 das 81 cadeiras presentes na Casa Alta. Na Casa Baixa, das 513 vagas, o partido garantiu 99.
No ranking de maior montante de emendas por partido, figura na segunda posição o Partido Progressistas (PP), com R$ 2,08 bilhões. Na sequência, aparecem o Partido Social Democrático (PSD), com somatório de R$ 2 bilhões. Enquanto isso, o Partido dos Trabalhadores (PT), ao qual o presidente Lula é filiado, empenhou R$ 2 bilhões.
- ROCK NO SÃO JOÃO! Palco Alterna SAJ reúne amantes do gênero e mostra a diversidade da festa em S. A. de Jesus
- Paulo Câmara exalta a família, critica regulação e reforça aliança com ACM Neto durante São João de SAJ
- "Quem deve responder é o povo", diz Sinho ao elogiar cobertura do Voz da Bahia e comentar estrutura do São João de SAJ
(Bahia.ba)





