Plenário do STF vai analisar ação contra Copa América no Brasil na quinta (10)

Foto: Divulgação

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, anunciou nesta terça-feira (8) que irá convocar uma sessão plenária extraordinária nesta quinta (10) para o julgamento de uma ação contra a realização da Copa América no Brasil.

Os ministros vão analisar um pedido apresentado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos e pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro) para barrar competições internacionais enquanto durar o isolamento social pela pandemia de Covid-19.

A Copa América, com início previsto para o próximo domingo (13), acontecerá no Brasil após Colômbia e Argentina desistirem de sediar o evento. Nesta segunda (7), o Ministério da Saúde apresentou os protocolos sanitários para realização do torneio, que inclui testagem a cada 48 horas. 

Dez delegações participarão da primeira fase, o que totaliza cerca de 650 pessoas, entre jogadores e comissões técnicas, de acordo com a pasta. 

De acordo com o documento do PSB, “a intensa circulação de estrangeiros entre os estados brasileiros — consequência óbvia da realização do torneio — favorece não
só a disseminação do vírus em localidades que já se encontravam com extrema dificuldade na contenção do vírus, como também fomenta a entrada de novas variantes”.

O processo será relatado pela ministra Cármen Lúcia. (CNN)