Policiais civis cumpriram 27 mandados de busca e apreensão na Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo em uma ação de combate à falsificação de charutos cubanos na terça-feira (16), no âmbito da Operação Cuba Libre, realizada com o apoio de policiais civis dos dois estados e deflagrada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM).
Os policiais apreenderam charutos falsificados, insumos para a produção, telefones celulares e computadores. De acordo com os investigadores, a estrutura da quadrilha era organizada com uma divisão de tarefas nítida para a produção e venda do material falso aos clientes, que acreditavam estar comprando charutos cubanos originais.
Segundo a corporação, a investigação começou a partir de uma denúncia de uma empresa exclusiva na distribuição de charutos cubanos no Brasil, que informava que um dos locais de venda dos produtos falsificados era no Rio de Janeiro. Diante dos fatos, a DRCPIM representou à Justiça um mandado de busca e apreensão, que foi decretado. Na ocasião, os policiais realizaram uma ação e apreenderam um telefone celular e 12 caixas de charutos cubanos falsificados. (Bahia Notícias)