Polícia da Bahia reestrutura a instituição e otimiza os serviços

Delegada-geral fala de inovações que ocorrem em vários departamentos da instituição

Órgão autônomo e permanente do poder público, a Polícia Civil baiana (PC-BA) tem investido na atualização e reestruturação de serviços, especialmente nos últimos dois anos. “Essas mudanças têm feito bem, não só para a população, mas para a autoestima dos nossos servidores, pela estrutura mais adequada para que desenvolvam as atividades”, diz a delegada-geral da PC-BA, Heloísa Campos de Brito.

As delegacias  foram, na maioria, construídas nos anos 1980 e,  hoje, mais de 150  passam por reformas ou são construídas na Bahia. Além da mudança na estrutura física, há um processo de humanização com o atendimento  em  compartimentos individuais, onde as pessoas têm mais privacidade. 

“Essas novas estruturas possuem três portes, pequeno, médio e grande, e 15 delas já foram entregues; até dezembro mais sete devem ser inauguradas. Temos investido na modernização e, pela primeira vez,  trocando todo o parque tecnológico, além de  levar conectividade para todas as nossas unidades do interior”, conta Heloísa Campos de Brito. 

Houve, ainda, avanço na utilização do processo policial eletrônico, para dar celeridade aos processos, pois o registro de ocorrência online já entra no sistema da Justiça por meio de um programa federal. 

Autoatendimento 

Uma das recentes inovações, lançada no início deste mês, é um terminal (totem) de autoatendimento da Delegacia Virtual, na Estação Nova Lapa, próximo à rampa de acesso ao Shopping Piedade. Nele, as pessoas podem denunciar os mais variados tipos de crime. 

Outra  atualização e reestruturação dentro da PC-BA tem acontecido na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam). A Deam do bairro de Brotas, a de Camaçari e a de Ilhéus já foram reformadas, sendo que Ilhéus, Juazeiro e Santo Antônio de Jesus devem ganhar unidades novas. 

A PC-BA também tem criado mais núcleos de atendimento à mulher  que funcionam como “minidelegacia”. Hoje,  já são sete núcleos espalhados por cidades onde antes não havia Deam. 

Plantões

“Outra mudança está nos plantões da Deam de Salvador, pois percebemos que as audiências estavam demorando para serem realizadas. Colocamos todas as delegadas titulares para trabalharem diariamente junto a quatro delegados plantonistas (antes era apenas um) durante o dia. Já à noite e finais de semana, colocamos uma central de flagrantes à distância. Esse atendimento remoto tem funcionado bem, já foram mais de 1.700 atendimentos realizados, e para nós tem sido um avanço enorme, porque aumentamos a nossa capacidade de trabalho”, afirma a delegada-geral. (AT)

google news