Duas pistolas de calibres .40 e 9 mm, um carregador e 25 munições foram apreendidos na madrugada desta quinta-feira (23), durante uma operação da Polícia Civil no sul da Bahia.
Os materiais estavam com Edineilson Sirino Pesca e Jildevan Bispo Santos, apontados como integrantes de um grupo criminoso investigado por homicídios, tráfico de drogas e roubos em Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro e Itabela.
A ação foi conduzida por equipes da Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (CATTI-DESC) da 23ª Coorpin/Eunápolis, da 1ª Delegacia Territorial de Porto Seguro e da DT de Santa Cruz Cabrália.
Os suspeitos, que tinham mandados de prisão em aberto, foram localizados na região de Coroa Vermelha enquanto trafegavam em um veículo.
Após desobedecerem à ordem de parada e atirarem contra os policiais, iniciou-se uma perseguição que terminou com o carro colidindo em uma área de mata. Feridos no confronto, Edineilson e Jildevan foram levados para um hospital da região, mas não resistiram.
Os dois eram investigados por diversos homicídios na região:
- Edineilson Sirino Pesca estava relacionado à morte de Renilton Pinheiro da Silva, um indígena assassinado em setembro de 2024 na Aldeia Boca da Mata, e também ao homicídio de Geverson Novais dos Santos, ocorrido em maio de 2022, em Porto Seguro. Ele é apontado como responsável pelas mortes de Wanderson Poubel Parreira (outubro de 2023) e do motorista por aplicativo Pedro Lauan Souza Oliveira (janeiro de 2024), ambos na região de Monte Pascoal.
- Jildevan Bispo Santos era investigado pela morte do adolescente Kauan Antônio, ocorrido em junho de 2024, no bairro Campinho, em Porto Seguro.
O material apreendido foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) para perícia, e as investigações continuam para identificar outros integrantes do grupo criminoso.
A operação reforça os esforços da Polícia Civil no combate ao crime organizado no sul da Bahia.