Polícia Federal cumpre mandados em Mutuípe e Ubaíra após operação contra fraudes previdenciárias

A quantia total dos empréstimos fraudulentos e dos valores desviados ainda está sendo apurada.

Foto: REPRODUÇÃO

Nesta quarta-feira (21), a Polícia Federal realizou uma operação coordenada nas cidades de Mutuípe e Ubaíra, cumprindo quatro mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão. A Operação “Unlocked” tem como objetivo desarticular um grupo criminoso especializado em fraudes envolvendo empréstimos consignados e benefícios previdenciários.

A investigação começou há cerca de quatro meses, após a descoberta de irregularidades na Agência da Previdência Social de Ubaíra. Uma estagiária foi identificada como suspeita de realizar mais de oito mil desbloqueios de benefícios em um ano, sem seguir os procedimentos estabelecidos pelo INSS e, em vez da documentação correta, anexando fotos de um pinguim. Muitos beneficiários não tinham conhecimento das fraudes.

Durante a operação, a PF descobriu que uma agente financeira em Mutuípe fornecia diariamente uma lista com dados de beneficiários à estagiária, que realizava os desbloqueios em troca de benefícios financeiros. O grupo criminoso também falsificava documentos para abrir contas bancárias e obter empréstimos consignados em várias regiões do país.

Os dois mandados de prisão são temporários. A quantia total dos empréstimos fraudulentos e dos valores desviados ainda está sendo apurada. Os envolvidos enfrentam acusações de estelionato, associação criminosa e inserção de dados falsos em sistemas de informação, crimes que podem resultar em até 15 anos de prisão.

google news