Ponte Salvador–Itaparica pode ficar pronta só em 2032

Obras dependem de nova assinatura de contrato entre o Governo do Estado e consórcio chinês

Foto: GOVBA/ Divulgação

O prazo final para a conclusão das obras da Ponte Salvador-Itaparica ganhou um novo ano-limite nesta terça-feira (11). Na ocasião, o Governo do Estado da Bahia e o Consórcio Ponte Salvador-Itaparica entraram em consenso após o Tribunal de Contas do Estado (TCE) intermediar o fim dos impasses quanto aos valores da licitação. Diante do acordo, ficou estabelecido que o consórcio terá seis anos para concluir a construção da ponte. Ocorre que, com o prazo para assinatura do contrato – em até um ano –, a conclusão das obras pode ocorrer só em 2032.

De acordo com Afonso Florence, secretário da Casa Civil da Bahia, o processo de sondagem do solo está 75% concluída, com previsão de finalização em março deste ano. Após essa etapa, as obras vão depender da assinatura do contrato entre o Governo do Estado e o consórcio, que é formado pelas empresas China Railway 20 Bureau Group Corporation e China Communications Construction.

“A nossa expectativa é que, com a conclusão do projeto, eles [as empresas que formam o consórcio] já estejam iniciando providências para a construção dos pilares. Isso é um ato contínuo. A estimativa, para ser preciso, é de que, por volta do final de março, eles concluam a sondagem e o anteprojeto”, afirmou Afonso Florence.

Fonte: Correio da Bahia

google news