A prefeitura de Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, decidiu liberar o uso de máscara de proteção em locais abertos do município. A medida vale a partir desta sexta-feira (11), conforme decreto do prefeito Jânio Natal (PL) e inclui o espaço de ruas, logradouros públicos, barracas e restaurantes de praia.
Segundo a prefeitura, o motivo da liberação das máscaras foram “o alto índice de vacinação e a redução dos novos casos da doença, seguindo uma tendência já registrada em outras cidades do Brasil que também estão flexibilizando o uso das máscaras de proteção”, diz trecho da medida.
AINDA OBRIGATÓRIO
O uso das máscaras continua obrigatório em locais fechados, como espaço de trabalho com mais de uma pessoa e no transporte coletivo.
A liberação das máscaras em Porto Seguro entra em colisão com decreto estadual em vigor, que ainda não desobrigou a proteção. Em atividade nesta sexta, o governador Rui Costa declarou que pode dispensar a proteção no próximo mês. Ele atrelou a condição à continuação de queda nos casos da Covid-19 (ver aqui).
Até esta quinta-feira (10), Porto Seguro registrava 319 casos ativos da Covid-19. Ao longo da pandemia, o município já registrou 16.399 casos confirmados da doença, com 289 mortes provocadas.
No último boletim da Covid-19 estadual, divulgado também nesta quinta, a Bahia registrou 2,8 mil casos ativos de Covid-19. Na quarta (9), esse número era de 3 mil. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) ainda vê com preocupação os dados da doença. (BN)