O prefeito da cidade de Limoeiro do Norte-CE, José Maria Lucena (PSB), não tem sido visto atuando na sede da prefeitura do município. Uma agente do Ministério Público do Ceará (MP-CE) passou dois meses, de julho a agosto, duas vezes por dia, tentando notificar o gestor sobre um processo que o investiga por ausência do município, mas não o encontrou.
De acordo com o g1, a ausência é notada há algum tempo na cidade. A última vez que ele foi visto em público foi no dia 12 de janeiro de 2023, há oito meses.
Assessores e advogados do prefeito ifnormaram ao g1 que o gestor está realizando tratamento de hemodiálise em Fortaleza, a 200 quilômetros de Limoeiro do Norte, três vezes por semana, para combater problemas renais.
No entanto, ele não solicitou licença médica e nem transferiu o cargo para a vice-prefeita, Dilmara Amaral (PDT), com quem ele é rompido politicamente, o que contraria a Lei Orgânica do município.
De acordo com a lei, o prefeito não pode se ausentar do município por mais de 15 dias sem permissão da Câmara dos Vereadores, sob pena de perda do mandato.
Caso o gestor não esteja em condições de atuar e os atos administrativos estiverem sendo realizados por terceiros, o caso poderia configurar crime de usurpação de função pública, como previsto no Código Penal. (BNews)