Projeto aguardado há pelo menos 11 anos e com a perspectiva de início das obras até o final de 2021, a ponte Salvador x Itaparica ainda não tem qualquer registro documental junto à prefeitura da capital baiana. A informação foi confirmada nesta terça-feira (27) pelo prefeito Bruno Reis, que garante que o município “não será empecilho” para a execução do projeto.
“Todas as autorizações de início de obra, de retirada de alvará, licenciamento, contarão com todo o apoio do município. Porém hoje nós estamos chegando no início do mês de agosto e não há nenhum projeto em relação à ponte dado entrada na prefeitura”, indicou Bruno Reis. O consórcio responsável pelo projeto é formado pelas empresas China Railway 20 Bureau Group Corporation – CR20; CCCC South America Regional Company S.Á.R.L – CCCC SOUTH AMERICA e China Communications Construction Company Limited – CCCCLTD.
A ponte, com 12.3 quilômetros de extensão, está inclusa no Sistema Viário Oeste, que também contempla a implantação dos acessos ao equipamento em Salvador, por túneis e viadutos, e em Vera Cruz, com a ligação à BA-001, junto com uma nova rodovia expressa, e a interligação com a Ponte do Funil, que também será revitalizada.
Apesar da falta de solicitação formal para que a prefeitura de Salvador autorize o início das obras, o prefeito assegurou que a central de licenciamento será ágil para a liberação. “Respeitando o que estabelece a lei, nós vamos dar toda a celeridade porque entendemos que são projetos importantes para o desenvolvimento da cidade”, garantiu. (BN)