Para diminuir os casos de agressões físicas no Carnaval, a Prefeitura intensificou, entre a noite de ontem (22) e a madrugada de hoje (23), as apreensões das chamadas armas brancas nos circuitos da folia. Em ações preventivas realizadas pela Secretaria de Ordem Pública (Semop) e pela Guarda Civil Municipal (GCM), foram recolhidos, somente neste período, 2.142 itens do tipo, como facas e espetos.
“Estamos intensificando as ações de varredura com o objetivo de apreender objetos considerados como arma branca e que possam trazer algum tipo de risco para os foliões e também para os trabalhadores que estão atuando nos circuitos do Carnaval. A intenção é manter essa operação especial até o final da folia para trazer mais segurança e proteção a todos os presentes. Com isso, ajudamos também na segurança da festa”, disse o secretário da Semop, Felipe Lucas.
As apreensões contribuem para a segurança da festa, somando-se a todo esquema montado para garantir a tranquilidade do Carnaval. Dados oficiais da polícia baiana destacam, por exemplo, a redução das lesões corporais, roubos e furtos no terceiro dia de folia. Além disso, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os casos de agressões caíram de 155 para 68 entre sexta (21) e sábado (22). (Estado da Bahia)