Preferência por faturas digitais aumentou 500% nos últimos cinco anos

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A PGMais, empresa especializada em soluções digitais para o mercado de relacionamento, registrou aumento de 500% nos últimos cinco anos no processamento de documentos digitais, mostrando que o consumidor está cada vez mais conectado. Para se ter ideia, o envio de documentos por canais digitais passou de 49,2 milhões, em 2015, para 301,6 milhões em 2020. Por outro lado, a emissão de documentos físicos, como cartas de cobrança e boletos, caiu mais de 75%, em cinco anos – de 78,4 milhões em 2015, para 20 milhões, no ano passado. 

“São faturas, boletos, carnês, cartas e outros documentos, tudo digitalizado. O envio se dá por e-mail, SMS ou por mensagens de aplicativos como WhatsApp e RCS”, explica o CEO da PGMais, Paulo Gastão. O executivo assegura que a criação e gestão de documentos digitais já era uma realidade na PGMais.  

Desde a sua fundação, a empresa já lançava um novo modelo de negócio, apresentando ao mercado, um portfólio completo de soluções para a transformação digital. “Temos soluções para melhorar o mailing como higienização e enriquecimento, passando por todas as mensagerias, softwares de orquestração de jornadas e uma plataforma de assistentes virtuais de texto e voz, sempre pensamos qual será a próxima geração de soluções para atender as necessidades do mercado de relacionamento”, completa o executivo. 

“Além disso, chegamos à marca de 2 bilhões de documentos processados, com mais de 10 bilhões disparados pelos canais digitais da nossa empresa. Isso significa que 20% de todos os nossos disparos estavam anexados com boletos, faturas, carnês ou links de pagamentos”, afirma Gastão. 

A PGMais desenvolveu uma plataforma para criação e gestão completa dos documentos. “Temos uma engine que constrói com os mais altos níveis de segurança – 3 níveis de criptografia –  boletos, faturas e carnês, com ou sem dados variáveis”. A empresa também tem uma equipe especializada na criação dos templates e com conhecimento e expertise  para avaliar o nível de entregabilidade em cada canal digital. “Aqui até os nossos Assistentes Virtuais podem fazer a entrega desse documento digital no canal de preferência do cliente”, conclui o executivo. 

Comparativo entre emissão de cartas físicas e de documentos digitais de cobrança, pela PGMais:

Emissão de cartas 2020

Total 20.091.823

Emissão de cartas 2015

Total 78.449.220

Digital 2020

E-mail com boleto – 91.900.801

E-mail cartório – 2.118.981

SMS boleto – 206.233.657

SMS cartório – 1.372.701

Total 301.626.140

Digital 2015

E-mail com boleto – 27.783.496

E-mail cartório – 2.388.473

SMS com boleto – 17.104.444

SMS cartório – 1.928.410

Total 49.204.823 (TRBN)

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