Preocupado com a segurança dos ciclistas, presidente da Câmara de SAJ recomenda a Roma: “acrescente nessas duplicações da BR-101 ciclovias”

Presidente da Câmara de Vereadores, Chico de Dega (DEM) / Foto: Voz da Bahia

O Voz da Bahia recebeu o presidente da Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus, Francisco Assis Lima Damasceno, o Chico de Dega (DEM), no programa Meio-Dia e Meia, onde o mesmo falou sobre um projeto que visa criar a Semana do Ciclismo no município.

SEMANA DO CICLISMO:

Chico conta sobre seu projeto que visa criar uma proteção em prol dos ciclistas, “sabemos a vocação que a população tem pela prática desse esporte, e Santo Antônio de Jesus não poderia ficar de fora desse cenário. Graças a Deus fizemos esse projeto que foi aprovado por unanimidade, e agradeço a todos os vereadores que votaram e participaram da seção, agradeço também ao nosso secretário de esportes, Carlos Mercês, popular Cal Vistorias e ao prefeito Genival Deolino (PSDB), por abraçarem o projeto e colocá-lo em execução”, diz.

Dega conta ainda que a primeira edição do projeto se inicia esse ano, “agora é lei, dos dias 15 a 19 de agosto se comemora essa data muito importante. Com fé em Deus, ano que vem farar uma programação maior, com a prefeitura, coma Câmara e com o comércio, para que isso crie um atrativo muito grande aqui na cidade, pois, isso gera emprego e renda. Só por conta desse evento já foram vendidas várias bicicletas, e isso fortalece o comércio e empregos além da saúde do munícipe. Depois também temos as competições, é importante que voltemos a praticar isso e é necessário incentivar isso com o apoio do poder público e do comércio, quem sabe não pode ser ao nível nacional ou intermunicipal e a cidade seja incluída nisso”, conta.

CICLOVIAS:

Dega explica que já discutiu muito com o prefeito sobre a possibilidade de construção de uma ciclovia, “inclusive o prefeito já faz um projeto para a Avenida Juraci Magalhães, pois, a nossa cidade foi projetada com as vias apertadas e com a criação de ciclovias pode causar acidentes, o que temos que fazer são novas ruas já adequadas com isso. Quando tivemos uma sessão na Câmara com o ex-ministro da cidadania, João Roma (PL), recomendei que ele acrescentasse nessas duplicações da BR-101 faixas para ciclovias. Isso é muito importante, pois, tem muita gente que vai para a Ilha de Itaparica montando, e muitas vezes precisam disputar espaços com carros podendo provocar acidentes. Então é necessário pensar nisso, é uma alternativa muito boa e importante que acredito que será muito usada. Se estamos pensando nessa duplicação que falam muito da ponte Salvador-Itaparica, é muito importante que nessa discussão do recôncavo seja pautado esse assunto. A construção dessa estrada tem que ter a reserva dessa ciclovia para beneficiar todos nós e todos que gostam de pedalar”, pontua.

Reportagem: Voz da Bahia

google news