O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), revelou nesta quinta-feira (2) que a capital baiana deve enfrentar um aumento na tarifa de ônibus ainda em 2025. A declaração foi dada após a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara e coloca em pauta uma discussão que deve ser liderada pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) nos próximos dias.
Segundo Muniz, o reajuste na passagem é inevitável diante de aumentos em custos como combustíveis e veículos.
“Esse ano, com certeza terá [aumento]. Nós temos dois anos que não existe aumento de transporte público. Aumentou o combustível, aumentaram os preços dos ônibus, tudo aumentou. Como é que você tem esses aumentos e não repassa isso para o consumidor? Quem disser que não vai ter aumento tem que dar subsídio. Como acho que a prefeitura não tem essa intenção, a passagem de ônibus com certeza será mais cara”, afirmou.
Críticas ao sistema de transporte
Além de abordar o aumento da tarifa, Muniz criticou duramente o estado atual do transporte público na cidade, classificando-o como “caótico e caro”. Ele defendeu que a prefeitura e a Câmara precisam agir para solucionar os problemas de forma mais eficiente.
“Salvador tem um transporte público caótico, caro, e as pessoas não têm condições de pagar. Nós temos que fazer algo para melhorar essa situação. Não adianta mais o prefeito e nós na Câmara ficarmos no discurso de ‘vamos resolver’. O problema só aumenta e a população não pode continuar pagando o preço que está pagando”, destacou.