Presidente da OAB, subseção de S. A. de Jesus, encaminha oficio solicitando que o município se torne Polo de aplicação do Exame da Ordem

O presidente da OAB, subseção de Santo Antônio de Jesus relembrou que este não é apenas um pedido da cidade, mais das lideranças dos municípios circunvizinhos e da própria instituição da advocacia baiana.

Divulgação

Na tarde desta sexta-feira (24), o presidente da OAB Bahia (Ordem dos Advogados do Brasil), seção Bahia, da subseção de Santo Antônio de Jesus, Dr. Valter Almeida, em entrevista ao Voz da Bahia discorreu sobre o pedido para que o município se torne Polo de aplicação do Exame da Ordem Unificado.[VEJA FOTOS ABAIXO]

Dr. Valter iniciou sua fala mostrando que o documento foi assinado por várias “mãos” que apoiam esta questão, “de fato, é um pleito que Santo Antônio de Jesus fez contando com o apoio, o acolhimento da OAB Bahia com a presidente Drª. Daniela Borges e toda a sua diretoria, com o suporte também do conselheiro federal, Dr. Fabrício Castro. Ainda tivemos também o sustento do nosso estadual Dr. Humberto Vieira. Este pedido ao qual fizemos será encaminhado a Brasília, ao Conselho Federal, para que Santo Antônio de Jesus possa vir a ser escolhida como Polo de aplicação das provas da OAB”, apontou.

O advogado, Dr. Valter fez ainda um preambulo sobre a prova da OAB e a sua devida importância desta aplicação na cidade que é a capital do recôncavo baiano, “quando terminamos o curso de Direito nos formamos como bacharéis e para nos habilitarmos como advogados precisamos fazer a prova da OAB que é realizada em duas fases. Até então, para fazer a prova os formandos precisam viajar para Salvador, ou Feira de Santana. Cada deslocamento desses você vai ter um gasto. O custo de hospedagem, alimentação, fora os próprios riscos que são inerentes a uma viagem. Então, a nossa ideia é que as pessoas aqui da região, principalmente os da nossa cidade não necessitem mais viajar para Salvador, ou Feira de Santana, eles terão toda essa facilidade, comodidade de fazer a prova em nosso município, ou próximo a ele”, ponderou.

O presidente da OAB, subseção de Santo Antônio de Jesus relembrou que este não é apenas um pedido da cidade, mais das lideranças dos municípios circunvizinhos e da própria instituição da advocacia baiana, “ainda é uma pretensão que fizemos, assinamos em ofício, obviamente não foi apenas eu, mais há toda uma articulação com a OAB Bahia, com o nosso conselheiro federal apoiando, existem pessoas que estão reconhecendo a importância de Santo Antônio de Jesus, então, esse documento ainda vai chegar em Brasília por muitas mãos para defender essa causa e caso, de fato, consigamos nos habilitar, será uma vitória muito positiva para o nossa população e instituição. Porque não será só um ganho para os bacharéis que terão está comodidade, mas para o recôncavo, que ao invés de precisarmos viajar para mais longe, os estudantes de: Cruz das Almas, Valença, Dom Macedo Costa, Amargosa, Conceição do Almeida, São Miguel das Matas, Elísio Medrado e de várias outras cidades do entorno, que fizerem a prova, poderão se encaminhar para Santo Antônio de Jesus e então passarão a se hospedar em uma cidade mais próxima e que também dá condições em hotéis, restaurantes, além do comércio forte, ou seja, há um impacto positivo para a nossa economia. Então, a OAB decidindo aqui, ela fortalece a advocacia, principalmente a do interior, da nossa região”, garantiu.

Ao Voz da Bahia, Dr. Valter diz esperar que o Conselho Federal dê uma resposta até o primeiro semestre do ano seguinte, “mas creio que este ano ainda vai ter uma sinalização, acredito que sim. Esse pedido já foi assinado nesta sexta-feira (23), hoje mesmo ele foi expedido eletronicamente e nos próximos meses devamos ter alguma direção de encaminhamento. O Conselho Federal deverá tramitar e acredito que ainda esse ano, faço votos, que até o primeiro semestre possamos ter um retorno positivo desta solicitação. Estamos juntos no aguardo deste suporte para o interior do nosso recôncavo baiano, desde já agradeço a todos indistintamente: os colegas, a diretoria da OAB Bahia por esse suporte e união em prol deste requerimento, meu muito obrigado”, concluiu.

VEJA MAIS FOTOS ABAIXO:

Reportagem: Voz da Bahia

google news