Neste domingo (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV, às 20h30, no horário de Brasília. Em sua fala, que marcou o primeiro ano e meio de seu governo, Lula reforçou seu compromisso com a responsabilidade fiscal e anunciou a realização da reunião do G20 no Rio de Janeiro.
Lula destacou a importância da responsabilidade fiscal, citando ensinamentos de sua mãe, dona Lindu. “Não abrirei mão da responsabilidade fiscal. Entre as muitas lições de vida que recebi de minha mãe, aprendi a não gastar mais do que ganho. É essa responsabilidade que está nos permitindo ajudar a população do Rio Grande do Sul com recursos federais,” afirmou o presidente.
Ele também abordou a aprovação da reforma tributária, que visa simplificar a economia e reduzir o custo de alimentos e produtos essenciais. Lula reforçou seu compromisso em “colocar no centro do debate internacional a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza,” e destacou a proposta de taxação dos super-ricos, que já conta com a adesão de vários países.
O pronunciamento foi o quarto realizado por Lula desde o início de seu terceiro mandato, em janeiro de 2023. Lula anunciou que, em novembro, o Brasil sediará a cúpula do G20, o grupo das economias mais importantes do mundo, destacando a importância do evento para discutir temas globais críticos.
Além disso, neste domingo, Lula viajou de Brasília para São Paulo. O Palácio do Planalto informou que a visita à capital paulista faz parte de uma “agenda pessoal” e não está relacionada a questões de saúde, mas não forneceu detalhes sobre o compromisso do presidente na cidade.
VEJA: