A construção de um presídio federal na capital baiana ainda é tema de debate por conta do espaço. Apesar disso, a interlocução entre o governo federal e o estado da Bahia seguem ocorrendo, com um endereço já encaminhado para erguer o novo equipamento de segurança: Mata Escura.
Informações apontaram que ainda faltam alguns ajustes para a confirmação do espaço. Apesar disso, já existe algum “avanço e consenso” para o bairro, que já possui três unidades de presídios estaduais. Tanto a Penitenciária Lemos Brito, quanto o Presídio Salvador e a Unidade Especial Disciplinar ficam na Mata Escura.
O secretário de Administração Penitenciária da Bahia, José Antônio Maia, indicou ao BN que tratativas para a construção do presídio federal em Salvador já tiveram início. O titular da Seap indicou que o local da obra já foi definido, mas fez mistério quanto ao endereço. “Já fizemos as aberturas dos trabalhos, entretanto, não podemos ainda divulgar a localização do terreno por questões de segurança”, revelou Maia.
O anúncio do novo presídio foi feito em novembro. A unidade da capital baiana servirá para abrigar líderes de facções criminosas. Atualmente, o Brasil tem presídios federais em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Mossoró (RN), Porto Velho (RO) e a mais recente, em Brasília (DF), que completou cinco anos no mês passado. Em entrevista para a CNN, o secretário da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), Rafael Velasco, disse que tem a expectativa da obra ser entregue em menos de dois anos. (Bahia Notícias)