O prefeito ACM Neto comentou hoje (4), em coletiva para anunciar prorrogação de medidas de prevenção ao coronavírus, sobre a previsão para que os leitos estejam 100% ocupados em Salvador e o sistema entre em colapso.
“A data prevista de saturação para os leitos clínicos é para daqui a 10 dias. No dia 14 de maio, se os números continuarem a progredir como estão, nós teremos um déficit de 25 leitos clínicos em Salvador. A taxa de internação até agora foi de 15% dos casos confirmados, e o tempo médio de permanência nesses leitos foram de sete dias”, afirmou o gestor municipal.
O prefeito falou ainda sobre a mesma previsão para os leitos que funcionam como unidades de Terapia Intensiva (UTIs). “A estimativa é de que no próximo dia 20 esses leitos estejam totalmente ocupados, caso a curva continue a crescer da forma que está”, disse ele.
Para discutir formas de evitar um colapso no sistema de saúde da capital e de toda a Bahia, ACM Neto informou que terá uma reunião com o governador Rui Costa e o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas. “Hoje a tarde tenho outra reunião com o governador e o secretário. Prefeitura e Governo do Estado estão fazendo tudo possível para avançar na oferta de novos leitos clínicos e de terapia intensiva.” (Metro1)