A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou no domingo (30) um caminhão VW/24.250 furtado na capital paulista em 17 de março. O veículo foi interceptado na BR-116, em frente à unidade operacional de Feira de Santana, durante uma fiscalização de rotina. O motorista foi detido.
Por volta das 12h20, os agentes realizavam uma operação para verificar o tempo de descanso de motoristas profissionais quando deram ordem de parada a uma carreta com placas de Oliveira (MG), que apresentava um dos pneus estourado. Durante a inspeção, os policiais identificaram sinais de adulteração nos elementos identificadores do veículo.
Utilizando técnicas de análise criminal em fraude veicular, a equipe constatou que se tratava de um clone. O caminhão original, com placas de Nova Odessa (SP), tinha um registro de furto feito menos de 15 dias antes. Para evitar suspeitas, as placas foram trocadas por outras de um veículo com características semelhantes.
Questionado, o motorista alegou desconhecer as irregularidades e afirmou ter sido contratado por R$ 3 mil para transportar o caminhão de Piracicaba (SP) até Salvador (BA).
O veículo e o condutor foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Feira de Santana, onde o flagrante foi formalizado pelos crimes de receptação (art. 180) e adulteração de identificação de veículo automotor (art. 311) do Código Penal.