Na noite desta terça-feira (7), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 135 aves silvestres que estavam sendo transportadas de forma ilegal na BR-101, no município de Itabuna, no sul da Bahia. O flagrante ocorreu por volta das 20h30, durante uma ronda de rotina.
Os agentes notaram que o motorista de um VW/Santana dirigia de forma irregular, em zigue-zague, e utilizava o celular ao volante. Ao abordar o veículo, encontraram dois pássaros da espécie papa-capim em gaiolas visíveis no interior do carro. Porém, ao abrir o porta-malas, os policiais descobriram diversas gaiolas escondidas sob roupas e cachos de bananas.
No total, foram resgatados 91 canários-da-terra, 42 azulões e 2 papa-capins. As aves estavam em péssimas condições, amontoadas em gaiolas que impediam até a movimentação básica, sem ventilação, comida ou água. Muitos animais apresentavam ferimentos devido ao transporte inadequado.
Prisão e encaminhamentos
O motorista, que já tinha antecedentes por tráfico de animais silvestres, foi preso em flagrante e levado para a Delegacia de Polícia Federal em Ilhéus, onde responderá por maus-tratos e tráfico de fauna silvestre.
As aves resgatadas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Vitória da Conquista, para receber cuidados veterinários e reabilitação antes de serem devolvidas ao habitat natural.
Crimes contra a fauna
O tráfico de animais silvestres é uma grave ameaça à biodiversidade no Brasil, sendo responsável por reduzir populações de espécies nativas e causar desequilíbrios ecológicos. De acordo com a legislação ambiental, esse crime pode resultar em pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa.