Primeiro dia do Enem 2025 tem 27% de abstenção e mais de 3 mil eliminações

Com tema sobre envelhecimento, prova transcorre sem incidentes graves e gabarito será divulgado no dia 13 de novembro

Candidatos comparecem a local de prova para a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022.

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 registrou 27% de abstenção, percentual semelhante ao do ano anterior. Dos mais de 4,8 milhões de inscritos, 3.240 foram eliminados por irregularidades, como uso de materiais proibidos e desrespeito às regras estabelecidas pelos fiscais.

Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, a aplicação foi considerada tranquila em todo o país. O gabarito oficial será divulgado no dia 13 de novembro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A avaliação contou com 90 questões objetivas nas áreas de linguagens, ciências humanas e redação. O tema da redação — “As perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira” — foi elogiado por sua atualidade e relevância social, ao propor reflexões sobre etarismo e direitos das pessoas idosas. O presidente do Inep, Manuel Palácios, destacou o alinhamento da prova com as referências curriculares nacionais.

O segundo dia de aplicação ocorrerá no próximo domingo (16), com questões de ciências da natureza e matemática. Além de medir o desempenho escolar, o Enem é porta de entrada para o ensino superior, por meio de programas como Sisu, Prouni e Fies.

Participantes afetados por situações excepcionais, como o tornado que atingiu o Paraná, poderão solicitar a reaplicação das provas, marcada para os dias 16 e 17 de dezembro.

google news
senac