De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) Regional divulgada nesta quinta-feira (10) pelo IBGE, em junho deste ano, a produção industrial da Bahia teve leve crescimento (0,5%) frente ao mês anterior (maio), na comparação com ajuste sazonal. A indústria do estado voltou a crescer, nesse confronto, após ter apresentado queda (-2,4%) na passagem entre abril e maio.
O resultado da produção industrial na Bahia em junho ficou acima do nacional (0,1%) e foi o 6º melhor entre os 15 locais que têm informações para essa comparação, 6 dos quais registraram avanços. No entanto, mesmo com o leve crescimento de junho, a produção da indústria na Bahia ainda estava, no fim do primeiro semestre de 2023, distante do patamar verificado antes do início da pandemia de COVID-19, em fevereiro de 2020 (-20,8%).
Em relação a junho de 2022, a produção industrial baiana apresentou nova queda (-3,6%), a segunda retração consecutiva no comparativo com o mesmo mês no ano anterior (havia caído 3,3% em maio), e mostrou um resultado bem abaixo do verificado no Brasil como um todo (0,3%).
Ainda segundo o IBGE, no acumulado no primeiro semestre de 2023, a indústria baiana recuou (-3,7%) e tem o 5º pior resultado do país, abaixo do nacional (-0,3%). Já nos 12 meses encerrados em junho, a queda da produção industrial no estado é maior (-4,2%), também ocupando o 5º pior resultado do país e abaixo do nacional (0,1%). (bahia.ba)