Um grupo de trabalho deve ser criado para encontrar alternativas de revitalização do rio Jaguaripe. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), o grupo SOS Jaguaripe e o promotor de Justiça Julimar Barreto, do Ministério Público, se reuniram para definir estratégias de atuação para contornar a degradação do rio.
Também participaram da reunião representantes de Dom Avelar e Nazaré, além da Agência Reguladora e Fiscalizadora de Saneamento do Estado (Agersa). O encontro foi realizado nesta terça-feira (28).
Os representantes definiram a necessidade de colaboração entre órgãos do estado, prefeituras e entidades locais no grupo de trabalho. Devem ser discutidas propostas como saneamento da área urbana, educação ambiental nas comunidades, criação de viveiros e recuperação de matas ciliares.
“Vários fatores vêm causando a degradação do rio Jaguaripe. São problemas ligados a saneamento, fiscalização e até ao uso e a ocupação do solo, que é de responsabilidade dos municípios. Então, é fundamental que as prefeituras participem dessas discussões. Ficou claro na reunião que a questão da revitalização do rio tem que envolver a participação de todos para se construir uma solução de forma compartilhada”, avaliou a chefe de gabinete da Sema, Cássia Magalhães, que representou o secretário João Carlos Oliveira. (bahia.ba)