Pronatec abre 1.180 vagas para cursos nesta quinta-feira (12); confira

Início das aulas está previsto para acontecer no mês de outubro

Foto: Reprodução

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) abre, nesta quinta-feira (12), as inscrições para cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) nos programas ‘Qualifica Mais Emprega Mais’ e ‘Novos Caminhos’. As inscrições, que são gratuitas, vão até o dia 18 de setembro e devem ser feitas no site pronatecfic.educacao.ba.gov.br/login.

Para o segundo semestre de 2024, serão oferecidas 1.180 vagas em 17 cursos diferentes, tanto na modalidade presencial quanto a distância (EAD). Os cursos do Pronatec têm como objetivo preparar jovens e trabalhadores para o mercado de trabalho, ajudando na inserção e reinserção profissional.

Entre os cursos oferecidos na modalidade presencial e EAD estão:

  • Qualifica Mais Emprega Mais (EAD): Assistente de Recursos Humanos.
  • Qualifica Mais Emprega Mais (Presencial): Pizzaiolo, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Microempreendedor Individual, Assistente Administrativo, Agente de Assistência Técnica e Extensão Rural.
  • Novos Caminhos (Presencial): Agente de Desenvolvimento Cooperativista, Agricultor Orgânico, Agente de Recepção e Reservas em Meios de Hospedagem, Microempreendedor Individual e Pizzaiolo.

Os cursos terão duração média de dois a quatro meses, com uma carga horária mínima de 160 horas. A seleção dos candidatos será feita por sorteio eletrônico no dia 19 de setembro, e o resultado parcial será divulgado no dia 20 de setembro no Portal da Secretaria de Educação do Estado.

A lista final dos aprovados será publicada no dia 23 de setembro. Os candidatos selecionados deverão enviar cópias de documentos como RG, CPF, comprovante de endereço e histórico escolar por e-mail entre os dias 24 e 26 de setembro para o endereço pronatecfic2024@enova.educacao.ba.gov.br.

As aulas estão previstas para começar no dia 8 de outubro de 2024.

Critérios para participação:

  • Residir na Bahia.
  • Pertencer a família de baixa renda (até meio salário mínimo per capita ou três salários mínimos totais).
  • Ser estudante ou egresso de escola pública ou bolsista integral de instituição privada.
  • Possuir CPF.
  • Não estar recebendo bolsa de formação de outros programas do Pronatec.
google news