Neste domingo (15), a Secretaria da Administração (Saeb) realizou as provas para o concurso de Agente Penitenciário da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap). Apesar de 39,6 mil candidatos inscritos, 27,7 mil compareceram para realizar o exame, representando uma abstenção de 30%.
O concurso oferece 287 vagas, sendo 187 para ampla concorrência, 86 reservadas para candidatos que se autodeclararam negros (pretos e pardos) e 14 para pessoas com deficiência. As provas foram aplicadas em 76 instituições de ensino nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro, Barreiras, Itabuna, Paulo Afonso, Jequié e Teixeira de Freitas. Na capital, 25 locais foram utilizados, incluindo o campus da Estácio, no Stiep, e o Centro Universitário UniRuy, na Paralela.
O secretário da Seap, José Carlos Souto Filho, destacou o compromisso do Governo da Bahia com a segurança prisional. “Esse concurso representa um importante investimento do Governo na área de segurança pública, fortalecendo a segurança nas unidades prisionais e ampliando nossos projetos de ressocialização”, afirmou.