Os bombeiros seguem no combate ao fogo que atinge serras em Barreiras, no oeste da Bahia, nesta quarta-feira (20). Desde segunda (18), as queimadas se alastram na cidade e outros seis municípios da região. Não há informações sobre feridos.
A Serra da Bandeira, que fica ao redor de Barreiras, é uma das mais afetadas: quase 4 km do local, uma área de cerrado, foi queimado pelo fogo. A serra fica próxima as áreas comerciais da cidade, nas margens da BR-242, e a Serra do Mimo, que também registra incêndio florestal desde segunda-feira (18).
Para combater o fogo, os militares usam duas aeronaves, que lançam quase dois mil litros de água para tentar debelar as chamas. Além disso, outros bombeiros atuam por terra na região.
Além de Barreiras, o Corpo de Bombeiros atua em outras cidades do oeste baiano com registros de incêndios florestais: Baianópolis, Morpará, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia e Barra, onde o fogo começou há duas semanas e permanece, mesmo com duas aeronaves no combate.
Não há informações sobre a extensão dos incêndios, nem sobre a dimensão de danos causado pelo fogo.
Segundo o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo), o fogo no oeste da Bahia se espalhou rapidamente por causa das altas temperaturas e dos ventos fortes.
Entre os meses de julho e outubro, o oeste baiano enfrenta estiagem. Em 2023, os moradores passaram mais de 120 dias sem chuvas. A combinação entre ventos fortes e tempo seco colaboram com o surgimento e, principalmente, a rápida propagação das chamas, em casos de incêndios florestais.
Nesta semana, a última do inverno, uma nova e intensa onda de calor atinge diversas regiões brasileiras, entre elas o oeste da Bahia. Em conjunto com os incêndios e as características da região, as temperaturas podem ficar ainda mais altas na região.
Nas cidades de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, mais de 300 ocorrências de queimadas em áreas de vegetação foram registradas até o último mês de agosto.
A onda de calor deve atingir as cidades durante o final de semana e, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros podem superar os 35ºC em ambas as localidades. (G1)