Quais os tecidos ideais para as máscaras de proteção? Confira dicas para fazer em casa

-

O uso da máscara é uma das principais formas de evitar a proliferação do novo coronavírus. Em diversos lugares do Brasil e do mundo, o uso é obrigatório, assim como na Bahia.

No entanto, muitos ainda não sabem como usa-la de maneira correta e uma das principais questões é sobre o tecido da máscara. Com a recomendação de fazer a máscara em casa, caso não tenha acesso ao material, é importante saber quais tecidos ideais para a confecção. O mesmo vale na hora da compra da máscara.

Foto: Rennan Calixto / GOV BA

A Organização Mundial de Saúde-OMS diz que as máscaras devem ter, idealmente, três camadas de proteção. A camada exterior deve ser feita de um material resistente à água, como polipropileno, poliéster ou uma mistura dos dois. A camada do meio tem o papel de agir como filtro, e pode ser feita tanto com um material sintético, como o próprio polipropileno, quanto com algodão.

O algodão deve ser usado, de acordo com a organização, na camada interior, já que é um material que absorve água.

Tecidos caseiros

Para a fabricação/confecção das máscaras devem ser observados alguns critérios: quanto à qualidade do tecido e capacidade média de impedir a entrada ou saída de partículas , ao mesmo tempo que permita a respiração com conforto; quanto ao modelo e tamanho da máscara de modo que permita a aderência ao rosto do usuário; quanto à durabilidade e possibilidade de lavagem, limpeza e higienização.

As máscaras de Tecido-não-tecido- TNT são de uso único e devem ser descartadas após o período de utilização.

Como fazer a sua

1 – Separe os materiais (tecidos e elásticos) de acordo com o modelo de máscara de proteção desejada. Lembre-se que a máscara, para servir como barreira, precisa cobrir a boca e o nariz totalmente. Ela precisa ter duas camadas de pano ou ser dupla face.

2 – Dobre o tecido para dentro (cerca de 1cm), para formar pregas no lado mais curto do tecido. Utilize 3 dobras de cada lado.

3 – Costure as pregas diretamente para baixo e o forro deve ser costurado com o tecido, seguindo as mesmas dobras.

4 – Costure os elásticos na parte interna, nos dois lados, utilizando as extremidades do tecido.

5 – Dobre as extremidades da peça lateral e costure na máscara para que os elásticos fiquem firmes. (Ibahia)