Receita de Tacos mexicanos original

-
Foto: Divulgação

Ingredientes para fazer Tacos mexicanos original:

Para a massa:

 2 xícaras de farinha de milho pré cozido (branco ou amarelo)

 2 xícaras de água (480 mililitros)

 1 colher de sopa de manteiga(opcional)

 1 colher de chá de sal (colher rasa)

Para o recheio:

 ½ quilograma de carne de porco para grelhar ou fritar

 1 colher de chá de sal grosso

 1 cebola roxa picada

 creme azedo a gosto (receita abaixo)

 suco de limão

Como fazer Tacos mexicanos original:

Prepare a massa de taco caseira (que também pode ser usada como massa burrito): coloque a água e a manteiga (opcional) numa tigela e, pouco a pouco, enquanto mexe com a mão, adicione a farinha e o sal. Misture e amasse bem para desfazer os grumos.

Dica: Use água em temperatura ambiente ou gelada.

Receita de Tacos mexicanos original - Passo 1

À medida que mistura e amassa, poderá sentir que a massa de tacos está ficando mais consistente. Após amassar por 5 minutos, modele em forma de bola e reserve na geladeira por 10 minutos.

Receita de Tacos mexicanos original - Passo 2

Após esse tempo pegue novamente na massa e volte a amassar. Separe porções, modele em forma de bolinhas e coloque num prato.

Dica: Se sentir que a massa está muito úmida e desmanchando, coloque mais um pouco de farinha, mas não demasiada para a massa não ficar ressequida e sem liga.

Receita de Tacos mexicanos original - Passo 3

Coloque uma das bolinhas de massa numa tábua de cozinha forrada com plástico filme, para não grudar. Espalme a bolinha de massa com a mão, cubra com um pedaço de plástico filme e abra com a ajuda de um rolo.

Dica: A massa não deve ficar demasiado fina nem muito espessa, o ideal é que fique com 2-3 mm de espessura.

Receita de Tacos mexicanos original - Passo 4

Desgrude o plástico de cima e use uma tigela para cortar o disco de massa, como na foto. Coloque num prato e repita o procedimento com as restantes bolinhas de massa para tacos, empilhando os discos de massa no prato.

Dica: Desgrude o plástico filme devagar, para não quebrar a massa. Ela precisa ser manuseada cuidadosamente para não romper nem quebrar.

Receita de Tacos mexicanos original - Passo 5

Para cozinhar a massa de tacos simplesmente leve ao fogo alto uma frigideira (sem untar) e coloque um disco de massa. Deixe até dourar, vire e deixe por mais uns segundinhos, para dourar desse lado também. Retire para um prato ou grade de resfriamento e repita.

Receita de Tacos mexicanos original - Passo 6

7

Enquanto isso prepare o recheio de carne do taco mexicano! Para simplificar o preparo sugerimos simplesmente fritar ou grelhar carne de porco da sua preferência, temperando com sal e suco de limão. Depois retire e pique em pedacinhos, como na foto.

Dica: Neste caso usamos toucinho (barriga de porco) com maior porcentagem de carne.

Receita de Tacos mexicanos original - Passo 7

8

Finalmente monte os tacos mexicanos: coloque uma porção de carne no centro da massa, adicione um pouco de creme azedo e cebola roxa picada. Se quiser, poderá completar também com guacamole, alface, queijo cheddar ou oaxaca (queijo branco mexicano). Sirva com uma cervejinha e bom apetite!