Receita do dia: Aprenda a fazer o macarrão perfeito

Foto: reprodução

Fazer macarrão é muito simples. Teoricamente só precisa colocar a massa para cozinhar, esperar amolecer, escorrer e misturar o molho. Isso não significa que você sabe mesmo cozinhar macarrão, pois ele pode ficar mole ou duro demais.

Então, se você tem dúvidas quanto ao ponto certo, a quantidade por pessoa, tipos de massa e quer sugestões de molhos e receitas, veja tudo isso a seguir.

Como cozinhar o macarrão perfeito passo a passo

Segredo revelado: como cozinhar o macarrão perfeito - passo a passo e mais
Foto: Pxhere

O segredo de cozinhar macarrão está em prestar atenção nos detalhes. Depois que acerta uma vez e repete o procedimento pelo menos uma vez por semana, não esquece mais, A partir daí você vai fazer um macarrão mais gostoso que o outro. Veja essas dicas e passo a passo:

1. Quantidade de água

Você até pode simplesmente encher uma panela de água e colocar o macarrão dentro, mas o ideal é que faça na quantidade certa para cozinhar macarrão e fazer com que ele fique com boa textura. O adequado é contar 1 litro de água para cada 100 gramas de massa.

Outra dica importante é usar água filtrada, sempre que possível. Assim garante que os produtos e possíveis impurezas da água direto da torneira não afetem o sabor da sua massa.

2. Deixe a água ferver antes de colocar o macarrão

Há quem coloque o macarrão dentro da panela enquanto a água ainda está esquentando, mas assim corre o risco de que fique muito mole. O ideal para cozinhar macarrão perfeito é colocá-lo na água assim que ela começar a ferver.

A dica aqui é que, antes de colocá-lo na água fervente, você adicione sal. Assim ele vai salgar a massa de forma mais homogênea. Não coloque o sal ainda no início com a água fria, pois ela vai demorar mais para ferver.

3. Consulte a embalagem da massa para saber o tempo de cozimento

Enquanto você ainda não tem muita prática, a melhor forma de cozinhar macarrão e garantir que ele fique no ponto certo é consultando o que diz a embalagem. Não há exatamente um padrão, pois cada tipo de massa é diferente e pode levar mais ou menos tempo para cozinhar. Respeite esse tempo.

4. Mexa a massa durante o cozimento

Conforme a massa começa a cozinhar, os fios grudam os nos outros. Então, de vez em quando, você deve soltá-los com um garfo, mexendo de leve e separando. Se não fizer isso, eles vão ficar mal cozidos.

5. Escorra assim que estiver cozido

Quando der o tempo de cozimento recomendado na embalagem, desligue o fogo e escorra na hora em um escorredor para que ele não continue cozinhando. Não tem necessidade de passar por água fria para interromper o cozimento.

Se for servir com um molho separado, que não vá misturar na massa antes de servir à mesa, dissolva um pouco de manteiga e misture no macarrão para ele ficar soltinho. Tem que ser manteiga de boa qualidade, não margarina. Pode ser azeite de oliva também. Cuidado para não exagerar.

Macarrão “Al dente”: o que é e como acertar

“Al dente” é o nome que se dá ao ponto da massa quando ela não fica nem muito mole, nem dura. É o ponto perfeito para sentir a textura dela nos dentes, por isso tem esse nome.

O segredo desse ponto está em seguir a primeira dica que você viu na hora de colocar a quantidade certa de água na panela. O ideal é mesmo 1 litro de água para cada 100 gramas de massa e, claro, respeitar o tempo de cozimento recomendado na embalagem.

Tipos da pasta

Pasta é como se chama a massa do macarrão na Itália, local de sua origem. Existem muitos tipos de pasta, basicamente divididas entre massas longas e massas curtas. Cada uma delas tem um nome específico original e o nome popular, mais prático e que tem a ver com o formato da massa.

1. Massas longas

tipos de massas longas
Foto: Receitas de Minuto

Os tipos de massas longas mais comuns são o espaguete, o pappardelle, o ninho, o talharim e o cabelo de anjo, mais usado em sopas.

2. Massas curtas

tipos de massas curtas
Foto: Receitas de Minuto

No grupo das massas curtas entram o gravatinha (o mesmo que farfalle), a conchinha, a concha grande (o mesmo que conchiglione) o parafuso (o mesmo que fusilli), o rigatoni, o penne, a argolinha, as letrinhas para sopas e as estrelinhas, também para sopas.

Como calcular a quantidade por pessoa?

quantidade de macarrao por pessoa
Foto: Pixabay

Bem, cada pessoa tem um apetite. Alguns comem pouquinho e outros repetem três vezes, mas se você for receber convidados, precisa determinar uma média. Leve em consideração se vai servir mais pratos, se vai ter petiscos, entradas, pois tudo isso influencia.

De modo geral, calcule 80 gramas de massa por pessoa, considerando que não vai ter acompanhamentos. Pense também que as massas curtas rendem menos, então para muitas pessoas prefira servir massas longas e molhos mais pesados, que vão satisfazer mais rápido.

Tipos de molho para cada massa

tipos de molhos de macarrao
Foto: Pixabay

Depois de aprender a cozinhar macarrão, também é bom saber quais são os tipos de molhos mais comuns e que melhor combinam com cada tipo de massa. Isso porque eles podem se misturar melhor na massa, fazendo seu prato ficar mais saboroso.

  • Molhos para massa longa: para as massas longas escolha molhos mais leves que se misturem bem à massa, como carbonara e ervas;
  • Molhos para massa curta: já para as massas curtas pode escolher os molhos mais encorpados, com pedaços de carne, de tomate, cogumelos ou legumes. O béchamel também entra na lista, bem como o sugo, o pesto e bolonhesa.

Alguns dos molhos mais tradicionais para massas, são:

  • À Carbonara: leva pancetta, azeite de oliva, ovos, queijo pecorino, queijo grana padano, sal e pimenta;
  • Pesto de manjericão: leva alho, manjericão fresco, azeite de oliva, pinóli, queijo parmesão e sal;
  • À Matriciana: leva bacon defumado, tomate, queijo pecorino, azeite de oliva, pimenta calabresa e sal;
  • Ao limão: leva limão siciliano, manteiga, azeite de oliva e sal;
  • Bolonhesa: leva bacon, carne moída, azeite de oliva, manteiga, salsão, cebola, cenoura, molho de tomate, vinho branco, leite, sal, pimenta e noz-moscada;
  • Béchamel: leva leite, cebola, noz-moscada, sal, pimenta e roux.

Opções de receitas com macarrão

Para finalizar, agora que já sabe como cozinhar macarrão e tem ideia de quais molhos combinam com cada tipo de massa, veja algumas receitas para se inspirar:

1. Macarrão ao molho bolonhesa

receita de macarrao a bolonhesa
Foto: Tudo Gostoso

Para quem come carne, essa escolha não tem erro. É o clássico macarrão com carne moída, mas com um molho mais especial.

2. Espaguete à carbonara

receita de macarrao a carbonara
Foto: Panelinha

Se gosta da mistura de bacon com creme de leite e um molho que pode ser apimentado, essa é a opção perfeita para experimentar.

3. Macarrão ao molho branco de camarão

receita de macarrao com camarao
Foto: Ana Maria Brogui

Esse molho é simplesmente incrível para os amantes de camarão. Fica super cremoso, com requeijão, creme de leite e muito camarão envolvido na massa.

(N1)

google news